EMENTA
Carga Horária: 20h (ou 30h, dependendo do curso acordado)
Público Alvo: Professores da Rede Pública de Ensino.
Apresentação:
A música permeia a vida do homem nos mais diversos planos, atingindo tanto a sua sensibilidade estética quanto a percepção crítica e o estado de espírito. A consciência da importância da música na formação do homem é o primeiro passo para a busca de sua integração ao fazer pedagógico. O presente curso tem justamente o objetivo dessa integração, pensando como a música pode ajudar no processo ensino-aprendizagem, como se integra ao currículo, como sua produção desenvolve a criatividade. O trabalho com música na escola também pode auxiliar projetos que envolvem tanto a rádio da escola quanto trabalho com vídeo no sentido da produção do áudio, desde a sonoplastia até a questão do direito autoral com relação à trilha sonora.
Dinâmica & Avaliação:
O curso envolve caráter teórico discutindo a integração da música na educação de forma inter/transdisciplinar e caráter prático envolvendo conhecimento de programas digitais livres e teoria musical básica.
O curso envolve caráter teórico discutindo a integração da música na educação de forma inter/transdisciplinar e caráter prático envolvendo conhecimento de programas digitais livres e teoria musical básica.
A avaliação se dará pela observação da participação dos cursistas no debate e pela criação de sons, sonoplastia em programas de edição de áudio. Há ainda a possibilidade de se criar um questionário auto-avaliativo e avaliativo do curso no Google Docs.
Pré-requisitos:
Noções básicas de informática e acesso à Internet. Ser professor da rede pública de ensino.
Noções básicas de informática e acesso à Internet. Ser professor da rede pública de ensino.
Objetivos:
- Discutir a música na educação.
- Incentivar o trabalho com música no processo ensino-aprendizagem.
- Estimular o trabalho autoral na produção de trilha sonora em filmes produzidos na escola.
- Discutir a música na educação.
- Incentivar o trabalho com música no processo ensino-aprendizagem.
- Estimular o trabalho autoral na produção de trilha sonora em filmes produzidos na escola.
- Incentivar a realização de festivais escolares de música e audiovisual
- Entender conceitos básicos de música.
- Conhecer as ferramentas básicas do Audacity para produção musical.
- Entender conceitos básicos de música.
- Conhecer as ferramentas básicas do Audacity para produção musical.
- Conhecer as ferramentas básicas do LMMS para produção musical.
Programa:
1º Encontro –
- A música na Educação: seu caráter interdisciplinar; sua relação particular com a Matemática (além da Física e da Biologia), sua historicidade.
- Música e expressão da emoção humana
- Música e expressão da emoção humana
- A produção musical na produção audiovisual – a construção da trilha sonora; a sonoplastia.
- Visão geral dos programas Audacity e LMMS (Linux MultiMedia Studio).
- Visão geral dos programas Audacity e LMMS (Linux MultiMedia Studio).
2º Encontro –
- O programa de edição de som Audacity e seus recursos
- Gravação de áudio
- Mixagem de faixas de áudio
- Tipos de arquivo de áudio
- Conversão de arquivos de áudio
3º Encontro –
- Conceitos básicos de música: a escala musical e suas notas; o compasso; a pausa.
- As ferramentas básicas do LMMS
- Os tipos de arquivo de áudio com que o LMMS trabalha: OGG e WAV.
- As ferramentas básicas do LMMS
- Os tipos de arquivo de áudio com que o LMMS trabalha: OGG e WAV.
4º Encontro –
- Paisagem sonora
- Sonoplastia.
- A importância da biblioteca de sons
- A sonoplastia na rádio da escola. A radionovela
- A sonoplastia no audiovisual
- Experiências com sonoplastia – biblioteca de sons e uso integrado de Audacity e LMMS
5º Encontro –
- Música e direito autoral
- Criação de trilha sonora e sonoplastia – uso integrado do Audacity e do LMMS.
6º Encontro –
- Música e emoção – a importância da musicoterapia
- Os diversos usos da música na Escola. A música e o professor. A música e o aluno.
- O papel dos festivais de canção e de audiovisual na escola
- Apresentação dos trabalhos sonoros da turma
- Avaliação do curso
Obs.: As turmas de 30h terão o mesmo conteúdo redividido entre mais encontros, com mais espaço para o exercício prático dos programas propostos.
INSCRIÇÕES
* Para se inscrever em novas turmas no NTE, acesse o SAPI (Sistema de Administração e Publicação de Informações) - http://www.cted.educacao.rj.gov.br
* Para se inscrever em novas turmas no NTM, acesse o endereço http://ntmcabofrio.webnode.com.br/ .
Obs.: As turmas de 30h terão o mesmo conteúdo redividido entre mais encontros, com mais espaço para o exercício prático dos programas propostos.
INSCRIÇÕES
* Para se inscrever em novas turmas no NTE, acesse o SAPI (Sistema de Administração e Publicação de Informações) - http://www.cted.educacao.rj.gov.br
* Para se inscrever em novas turmas no NTM, acesse o endereço http://ntmcabofrio.webnode.com.br/ .